quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Meio Ambiente

Meio ambiente

11/08/2010 - Via Trolebus

Em São Paulo a poluição atmosférica é provocada, dentre varias causas, por fontes móveis que são os diversos meios de transporte, dos quais os caminhões, ônibus e automóveis são de longe os mais significativos.
Estas fontes móveis são as mais responsáveis pela poluição. Poderão existir variações localizadas, pois a poluição do ar em uma cidade apresenta desigualdades, é em mosaico: alguns bairros são mais salubres, outros menos, há aqueles que têm grandes fábricas aonde poderão dominar as fontes estacionarias etc..., contudo a poluição geral, aquele manto marrom que cobre a cidade é causado pelas fontes móveis.

A Poluição Atmosférica Provoca Doenças?
Sim, a poluição atmosférica provoca doenças em milhões de pessoas (na terra toda provavelmente a 2 bilhões) e causa um prejuízo econômico gigantesco ao mercado de trabalho. Entretanto, não aparece nas estatísticas porque poucas vezes é pego em flagrante. É um criminoso extremamente hábil: deixa pistas sutís que só o melhor dos detectives consegue detectar. Ela ataca as pessoas mais frágeis, crianças, idosos e doentes com problemas pulmonares e cardíacos, que podem até morrer em conseqüência de doenças agravadas pela poluição. Nem o estetoscópio, nem o bisturi e nem mesmo os instrumentos de autópsia conseguem flagrar a poluição. (fonte: Saúde Total)

Números e dados da poluição:
- A manutenção da poluição do ar acima dos padrões da Organização Mundial da Saúde causa aproximadamente 4 mil mortes/ano prematurascom um custo financeiro de 450 mil dólares por ano;- O volume de CO2 lançado anualmente no município de São Paulo é da ordem de 15,7 milhões de toneladas;O transporte rodoviário por automóveis, ônibus e caminhões é responsável por 65% das emissões, sendo 63% devido ao uso da gasolina e óleo diesel e 2% pelo uso do gás natural automotivo;- Restringindo à análise da frota de ônibus urbanos do Sistema Municipal de 14.800 ônibus constatamos que a quantidade equivalente de emissão de CO2 é de 142 mil toneladas por ano;

Fonte: Respira SP

http://viatrolebus.blogspot.com/p/meio-ambiente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário